Parque Anauá, bom lugar para passear e conhecer a vegetação nativa

Share This:

anaua20
Na entrada principal do Parque Anauá, a fonte dá boas-vindas à tarde

Boa Vista tem algumas opções de lazer dentro da cidade e de forma gratuita. Uma delas é o Parque Anauá, localizada na área central da Capital, mais precisamente no bairro dos Estados, zona Norte. Além de um bom lugar para passear, ali pode-se contemplar algumas belezas naturais de Roraima, como uma mostra do lavrado e árvores típicas da região.

Fica a poucos metros de hoteis localizados no trajeto do Aeroporto Internacional de Boa Vista, a Avenida Ene Garcez, e da Praça do Centro Cívico, para onde convergem as principais avenidas e onde está o centro administrativo do Estado.

anaua04
Amplo calçadão para caminhar, fazer cooper ou andar de bike

O parque é um amplo lugar para qualquer tipo de atividade: caminhadas, cooper, passeio pé ou de bicicleta, isso para quem quer exercitar o corpo, e até mesmo para os mais acomodados, que podem ir de carro ou moto, pois as pistas dentro do parque são asfaltadas e bem sinalizadas. Ou seja, não há desculpa para não conhecer as belezas que existem no espaço de 106 hectares, com um grande lago em seu interior com um píer.

Considerado o maior parque da região Norte, possui espaço coberto para shows, o Forródromo, além de pista de bicicross, pista de kart, de skate e patins, anfiteatro, o Museu Integrado de Roraima (que está fechado para reforma), o Horto Municipal Dorval de Magalhães, parques infantis, parque aquático público (abandonado), pista para aeromodelismo, restaurantes, lanchonetes, uma fonte na entrada principal e quadras esportivas.

Como foi construído em 1983 para ser a primeira reserva verde da cidade, com finalidade de preencher o vazio urbano em termos de opções de lazer, esporte, educação e cultura, então há espaço para todos os tipos de atividades e gosto.

A locomoção é fácil e privilegia até mesmo quem está de carro e que deseja observar to

Lago dos Americanos já foi "internacionalizados" na década de 40
Lago dos Americanos no passado

da a estrutura, pois a via interna tem 6m de largura e cerca de 3.000 m de extensão, que circunda o Lago dos Americanos, uma das principais atrações. O lago ganhou este nome porque, em 1947, um casal de americanos morava lá e se dizia proprietário não apenas do manancial, mas da área onde hoje está localizado o parque, no bairro dos Estados.

 

Quem optar pela via de passeio pode observar no trajeto todos os edifícios, praças, brinquedos, quadras, o lago, a vegetação etc. Mas existe um grande estacionamento ao lado da entrada principal, onde pode-se deixar o veículo para quem pretende fazer uma caminhada ou um passeio mais demorado a pé ou de bicicleta.

O que chama a atenção no Parque Anauá é que sua grande extensão permitiu preservar grandes áreas com vegetação nativa, como o lavrado (savana), pés de caimbé, muruci e caju, além de várias outras espécies. Facilmente é possível ver aves, como a codorna, que correm por entre o lavrado, ou em revoadas a qualquer hora de vários tipos de aves, principalmente no fim de tarde.

Mangueiras servem para descanso 

Na entrada do parque há um bosque formado por pés de mangueiras e cajueiros, que nesta época do ano estão carregados de frutos. No meio das mangueiras, no verão, as famílias armas suas redes para descansar enquanto suas crianças brincam no amplo espaço, no fim de semana.

O Lago dos Americanos também é uma atração à parte. Ao redor do lago existe uma área com areia, projetada para se parecer com nossas praias de água doce, aonde muitos vão se exercitar ou mesmo apreciar o fim de tarde.

Ao redor também existem pés de buritis, palmeira comum em Roraima, e de cajueiros, árvore típica do lavrado, onde as famílias também atam suas redes. Há um trecho também com gramado, à margem do lago, onde muitos fazem piqueniques, brincam de futebol ou empinam papagaios (pipas).

Do Anfiteatro, onde há apresentações culturais em tempo de grandes eventos, é possível observar um bonito pôr do sol ou uma visão mais ampla das belezas naturais do parque ou mesmo da região Sul da cidade, de onde é possível avistar a Serra Grande e serras que emolduram o visual de Boa Vista.

Em resumo, o Parque Anauá preserva uma pequena mostra da vegetação típica de Roraima, inclusive uma área de mata ao redor do horto municipal. O lugar é propício para observar pássaros ou simplesmente encher o pulmão de ar fresco durante o passeio.

Este site não recomenda passeio à noite, pois, embora haja carro de polícia circulando, devido à extensão e ampla vegetação, facilmente pode abrigar pessoas má intencionadas. Mas cedo da noite há muitas pessoas transitando, principalmente para caminhadas. Porém, cuidado: não fique de bobeira, por lá, até depois das 20h.

mapa parque anauá

Compartilhe este post:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

5 Comentários

  1. Tereza Cristina

    Precisamos falar mais sobre essa opção que temos para buscarmos qualidade de vida. Vamos cobrar que o investimento continue e vamos incentivar a comunidade que usa a preservar. Amei a publicação!

  2. visite o pit stop seninha no Parque Anaua..

  3. BRUNNO HYAGO DE SOUZA MENDES

    Bom dia… Gostaria de saber se ainda Existe o horto e como e que faz pra buscar mudas de plantas.

    • Jessé Souza Jessé Souza

      O Horto Municipal Dorval de Magalhães fica no Parque Anauá, atrás do Forródromo. Eles doam mudas e a pessoa tem que ir em horário comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*