Conheça a lenda do Curupira, o protetor dos animais e da floresta

Share This:

Imagem mostra a representação do Curupira, o mesmo Caipora (Ilustração: Divulgação)
Imagem mostra a representação do Curupira, o mesmo Caipora (Ilustração: Divulgação)

Em Boa Vista, existe um balneário localizado na zona Norte chamado Curupira, que é um dos afluentes do Rio Branco, o principal do Estado. Ninguém sabe quem deu esse nome a esta praia de água doce, cujo acesso é pelo bairro Paraviana.

Porém, Curupira é um nome muito conhecido por quem mora na Amazônia. É o mesmo Caipora, o protetor dos animais e plantas da floresta. Sua atividade consiste em espantar os animais para que os caçadores não possam matá-los.

Reza a lenda que, quando encontra um caçador no meio da mata, o Curupira começa a andar sem rumo certo, fazendo trilhas para que o caçador veja as marcas de seus pés e se perca na floresta, não encontrando mais o caminho de volta para casa.

Isso ocorre porque ele possui os pés virados para trás. O corpo dele é todo coberto de pelos e é muito rápido, razão pela qual o homem não consegue alcançá-lo. Anda sempre montado em um porco-do-mato (queixada) e galopa pela floresta cumprindo sua missão.

Costuma também, para desnortear os caçadores, emitir um estridente assobio que causa arrepios de pavor a todos aqueles que o escutam. Seu nome significa “habitante do mato”.

Então, se você estiver numa mata e ouvir um desses assobios de arrepiar, saiba que está sendo vigiado por um Curupira…

Compartilhe este post:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Um Comentário

  1. Leone Gonçalves da Silva

    O Curupira não e uma lenda e o vi uma vês e vi muitas vezes eu presenciei o que ele faz no meio da mata eu testemunhei muitas vezes uma verdadeira festa de animais e aves no meio da mata se alguém se interessar pelo a sunto eu ensinarei como encontrar a tal festa no meio da mata e documentar e realmente uma festa animais e aves diferentes tipos interagindo parecendo crianças brincando tenho medo de morrer e levar comigo o segredo como encontrar o curupira seria uma coisa e tanto derrubar o mito de lenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*