Acampar no Platô é se conectar à beleza e aos mistérios da Serra de Tepequém

A 1.022 metros de altitude, nuvens vêm ao encontro do acampamento
A 1.022 metros de altitude, nuvens vêm ao encontro do acampamento

 

A Serra do Tepequém, localizada no Município de Amajari, Norte de Roraima, é um dos roteiros turísticos mais requisitados pelos roraimenses na atualidade, pois, além de possibilitar passeios em suas belíssimas cachoeiras, há a opção de fazer trekking até o Platô, aventura esta já mostrada aqui pelo site Roraima de Fato.

Momento único na vida de quem arma sua barraca no topo
Momento único na vida de quem arma sua barraca no topo

Esse passeio pode ser mais anda inesquecível se os aventureiros forem acampar lá em cima, pois subir seguindo a trilha aberta pelos garimpeiros de diamantes na década de 40 até o Platô da Serra do Tepequém, que chega a 1.022m de altitude, é um evento especial. Dormir no Platô, além de conectar a pessoa à natureza, coloca os mais esotéricos perto dos mistérios da serra, dos quais muitos evitam falar.

Cenário na Serra de Tepequém é de tirar o fôlego de qualquer um
Cenário na Serra de Tepequém é de tirar o fôlego de qualquer um

[[[Mas vamos abrir um parêntese sobre isso. Como a atividade da exploração de diamante foi responsável por ceifar a vida de centenas ou milhares de garimpeiros ao longo das décadas, há relatos de viajantes mais sensíveis que falam de aparições durante a noite. Há também relatos de quem mora lá sobre movimentações de luzes em cima das serras, assunto que chama a atenção de quem gosta de ufologia. Mas deixemos esse assunto para os especialistas.]]]

Na foto de Antonio Diniz, o céu estrelado em uma noite no Platô
Na foto de Antonio Diniz, o céu estrelado em uma noite no Platô

O fato é que a serra põe o aventureiro em contato com uma paisagem típica exuberante em uma caminhada que pode chegar a mais de duas horas, dependendo do ritmo dos passos ditado pelo condicionamento físico do grupo. E, à noite, se não estiver nublado, o acampamento proporciona uma visão sem igual da Via Láctea, um céu estrelado que atrai os amantes profissionais de fotografia ou mesmo proporciona uma reflexão de vida qualquer observador.

Registrar o alvorecer no Platô é privilégio de poucos
Registrar o alvorecer no Platô é privilégio de poucos de aventureiros

O amanhecer também é outro momento ímpar no Platô. Se o clima ajudar, as pessoas irão ver um amanhecer privilegiado, com o sol aparecendo aos poucos e mudando a cor da linha do horizonte em tonalidades que vão do rosa ao dourado. As nuvens mais baixas chegam a bater nas rochas, dando a impressão de que, se houver realmente o Paraíso que é pintado nas telas dos artistas, ele deverá ser algo muito semelhante a isso.

Momentos especiais para serem observados em Tepequém
Momentos especiais para serem observados em Tepequém

Enfim, fazer o trekking na Serra do Tepequém, testando a disposição física do corpo em 11 níveis de elevações até chegar ao Platô, é conhecer o que o Estado de Roraima proporciona de bom em turismo de aventura. E acampar lá em cima pode ser a experiência mais espetacular, seja para quem gosta de aventura ou mesmo para os aficionados por assuntos de outros mundos.

Veja o vídeo da subida ao Platô para acampamento 

Compartilhe este post:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

2 Comentários

  1. Pingback: Veja vídeo do ‘acampamento nas nuvens’ no Platô da Serra de Tepequém – RORAIMA DE FATO

  2. Pingback: Igarapé do Quirino, atração pouco conhecida no Tepequém – RORAIMA DE FATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*