Passeio de aventura e turismo na Hidrelétrica de Jatapu, em Caroebe

Share This:

Da barragem da usina hidrelétrica é possível apreciar a paisagem

O site Roraima de Fato acompanhou uma aventura do Moto Grupo Tenereiros de Roraima à Usina Hidrelétrica de Jatapu, localizada a 55 Km da sede do Município de Caraoebe, a Sudeste do Estado. Como não se trata de um lugar aberto para visitação pública, por haver áreas de segurança, é necessário pedir autorização da Companhia Energética de Roraima (Cerr), que atualmente está no comando da administração.

Para chegar de moto em Jatapu é preciso de espírito aventureiro

O acesso é pelo trecho sul da BR-174, cujo asfalto está em boas condições, entrando no Km 500 na BR-210, que está parcialmente pavimentada. São 354 Km de Boa Vista até Caroebe. O trecho de entrada para usina está em péssimas condições devido à ação de caminhões madeireiros, que deixam enormes crateras em toda extensão da vicinal, porém, para os motociclistas se tornou uma aventura a mais.

A barragem que foi construída no início da década de 1990

Com a autorização em mãos, o visitante poderá conhecer a estrutura da usina hidrelétrica que foi construída de 1991 a 1994 e inaugurada em 1994. Está localizada a 37 km rio abaixo da Terra Indígena Wai-Wai, habitada pelo grupo Wai-Wai, e 27 km rio acima da Terra Indígena Trombetas-Mapuera, também habitada pela mesma etnia.

Paisagens espetaculares surgem em meio à área utilizada pela hidrelétrica

A hidrelétrica está localizada no alto Rio Jatapu, composta por uma barragem principal e seis diques, conectando uma série de montanhas. O vertedouro está localizado em um dos diques e a casa de força sobre outro. Foi construído sob a configuração de um labirinto em ziguezague para economizar material rochoso. A represa não possui portas de escapamento d’água; a água flui pelo vertedouro automaticamente quando alcança 116 m acima do nível do mar.

De um dos vertedouros surge uma cachoeira que pode ser desfrutada pelo visitante

É nesse vertedouro onde se forma uma pequena cachoeira, onde o visitante pode tomar banho para relaxar da longa viagem, para repor as energias, e praticar pesca esportiva apenas com linha, não sendo permitido uso de rede.

 

Veja o vídeo da aventura do MG Tenereiros à Hidrelétrica de Jatapu

 

6 Comentários

  1. Show de passeio, logo mais teremos outros.

  2. Dario Cavalcanti Ramalho

    Simplesmente, sensacional! Na companhia de pessoas sensacionais! Aguardando ansiosamente o próximo!

  3. Simone Rodrigues

    O passeio foi top. Ja na espera do próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*