Igarapé do Quirino, atração pouco conhecida no Tepequém

Share This:

São várias corredeiras ao longo do Igarapé do Quirino

A Serra do Tepequém, a 210Km da Capital, localizada no Município de Amajari, ao Norte do Estado,  é a principal dica de turismo e passeio nesse feriadão da Semana da Pátria. A região é conhecida como o paraíso das cachoeiras e também famosa pela subida ao Platô, que é o principal desafio do turismo aventura para os adeptos de trekking.

Aqui começa a aventura seguindo o curso d’água que cai da serra

Além das cachoeiras mais famosas, como a do Paiva, existem outras belezas ainda não exploradas ou poucos visitadas, a exemplo do Igarapé do Quirino, que desce de cima da serra no lado Leste e proporciona várias corredeiras ao longo de seu trajeto. A tonalidade da água é escura devido ao solo da região rico em minerais, que já foi área de exploração de garimpo.

Chegar às corredeiras significa caminhar por cima das pedras

Hoje a natureza se reconstituiu, embora seja possível ainda encontrar um ou outro garimpeiro buscando diamante de forma artesanal na região, mesmo que essa ação não seja permitida. Mas a beleza da região continua exuberante.

Aventura garantida para quem gosta do contato com a natureza

Para o visitante chegar ao Igarapé do Quirino precisa de um guia que conheça bem a região. Com um terreno acidentado, a vicinal que dá acesso ao local só permite carros com tração ou que sejam altos para escapar dos buracos no trajeto. Ainda assim, o carro não chega até a entrada do igarapé, ao sopé da serra, sendo preciso caminhar por quase meia hora para chegar até o leito.

Durante o percurso, várias piscinas se formam entre as rochas

Chegando lá, é necessário começar a subir a serra seguindo o curso da água, algumas vezes enfrentando as imensas pedras, outras vezes circundando o trajeto dentro da mata ou mesmo caminhando por dentro do igarapé. Em menos de meia hora de caminhada já é possível encontrar as primeiras corredeiras.

Esse local é pouco visitado por quem conhece o Tepequém

Dependendo da disposição física e do espírito aventureiro, o turista pode seguir o trajeto até o cume da serra ou escolher a melhor piscina entre as corredeiras para tomar banho, recuperar as energias do corpo e curtir a natureza com os amigos ou companheiros de aventura. A aventura e a diversão são garantidas.

Veja o vídeo do passeio feito pelo Roraima de Fato ao Igarapé do Quirino

 

Compartilhe este post:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Um Comentário

  1. Pingback: Corredeiras do Igarapé do Quirino, em Tepequém – RORAIMA DE FATO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*