Mais organização, por favor

Share This:


Jessé Souza*

A Corrida 9 de Julho, organizada pela Prefeitura para celebrar o aniversário de Boa Vista, sem dúvida é o evento esportivo mais importante e concorrido do Estado, que reúne atletas profissionais e amadores de vários estados e países. Não se trata apenas de uma corrida em busca de medalha, mas um momento de confraternização dos boa-vistenses. Muitos levam toda a família para participar da corrida ou mesmo assistir a largada e a chegada.

Por essa importância, o evento merece uma organização à altura, para evitar as repetidas falhas que ocorrem a cada ano. Na corrida deste ano, até no local de chegada o flagrante desrespeito com o atleta: a falta de água para quem chegavas cansado e desidratado. Como não havia mais água no reservatório no local da entrega de medalhas, as pessoas foram obrigadas a atravessar a multidão, que se aglomerava na praça Velia Coutinho, em frente ao palco, tropeçando e trombando nas pessoas, para poder chegar até os reservatórios.

Antes de começar a corrida, sequer havia gelo nos reservatórios e quem quis beber água teve que pegar as garrafas ainda mais quentes devido à exposição ao sol. Ao longo da corrida, os pontos de distribuição de água se concentram de forma errada, muito perto um do outro, o que faz com que as pessoas enfrentem sede por boa parte do percurso.

Um grave problema também estava logo no ponto de chegada, onde havia um buraco no asfalto, que acabou acidentando várias pessoas que tropeçaram nele, alguns chegando até torcer o pé. É impressionante que os organizadores não conseguiram enxergar esse buraco que estava exatamente em frente ao prédio da Rádio Roraima, no corredor logo após o ponto de entrega das medalhas.

Parece que os organizadores também não revisam o percurso da corrida. Neste ano, os atletas foram obrigados a passar por cima do meio-fio, em frente à Escola Lobo D’Almada, depois de passar por trás do prédio da TV Roraima, correndo sérios riscos de se acidentarem, principalmente os idosos e aqueles acima do peso que chegam a este ponto da corrida já bastante exauridos.

A Corrida 9 de Julho tornou-se um patrimônio dos boa-vistenses, além de ser em evento disputado por atletas internacionais, portanto, merece uma organização impecável à altura do que ele representa. Ou vão esperar que aconteça algum acidente para que os organizadores sejam mais rigorosos na preparação do evento?

*Colaborador
jesseroraima@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*