Normandia

normandia mapa

Distante de Boa Vista 183 km, o Município de Normandia, Leste do Estado, na fronteira com a Guiana, conta com uma rede de turismo forte. O principal ponto turístico é o Lago Caracanã, que foi repassado aos índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Tornou-se município em 1982 e tem 9.953 habitantes.

A denominação guarda relação com a região homônima da França, onde ocorreu o ataque às tropas alemãs na II Guerra Mundial. Um dos moradores pioneiros que ficou bastante conhecido foi Maurice Habert, um francês companheiro do lendário Papillon, que fugiu da Ilha do Diabo, no litoral da Guiana Francesa. Habert é considerado o fundador do Município de Normandia e seus descendentes moram na cidade.

Lá encontra-se a maloca da Raposa, uma das aldeias mais conhecidas de Roraima por ser um dos pontos extremos dos limites da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

O acesso à sede é pelo trecho não asfaltado na BR-401, com entrada à esquerda na rotatória do Km 100. Essa é a única rodovia do país que tem dois trajetos, separados na bifurcação a partir do Km 100.

Compartilhe este post:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page