Uiramutã

uiramutã mapa

Distante de Boa Vista 315 km, a Nordeste do Estado, o Município de Uiramutã é o mais isolado  e tem uma grande população indígena, na fronteira com a Guiana, a Leste, e Venezuela, ao Norte. A população é de 9.309 pessoas.

É o município mais isolado de Roraima, com acesso pelo trecho norte da BR-174, entrando na RR-202, no entroncamento que dá acesso à antiga Vila Surumu, rebatizada pelos índios como Comunidade do Barro. A estrada não tem asfalto e o trajeto é subindo serras.

Grande parte de sua extensão fica dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. Foi elevado à categoria de município em 1995. É a cidade mais forte no turismo, pois dispõe de muitas regiões serranas e onde também se localizam o Monte Roraima (que faz a tríplice fronteira com a Venezuela e Guiana), Monte Caburaí (o ponto mais setentrional do Brasil), além de muitas cachoeiras, dentre elas a das Sete Quedas, de Urucá, da Andorinha e várias outras. Lá também fica o lago de águas azuis.

As principais vilas são: Água Fria, Socó e Mutum, as quais ficaram dentro dos limites da Terra Indígena. O nome Uiramutã significa na língua Macuxi “muita farinha”.

Compartilhe este post:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on Google+Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visit Us On TwitterVisit Us On Facebook